Image Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.us

Evangelizar: Como? Pra quem? E a onde?

Image Hosted by ImageShack.us ||Image Hosted by ImageShack.us ||Image Hosted by ImageShack.us
“Ide e evangelizai todos os povos” (Mateus 28, 18)
Acho que não é necessário explicar o que esse versículo nos diz,  mas sim, explicar uma dúvida que muitos jovens como eu, e talvez até muitos adultos tem: 


Como evangelizar?
É preciso, primeiramente, entendermos o que significa evangelizar: Procurar anunciar o Evangelho a todos os seres humanos, lembrando que antes de tudo esse Evangelho deve ser vivido e começar a partir de dentro de nós, e não por obrigação ou apenas para "fazer bonito" e dizer que você "faz e acontece"!
Mas no nosso dia-a-dia parece tão difícil, e as vezes vergonhoso, do que realmente é. Achamos muito mais fácil contarmos uma piada, falarmos sobre diversos outros assuntos e acabamos deixando de lado, e até mesmo esquecendo da nossa missão. 
Porém, se você for ver, existe diversos meios de você evangelizar; 

Um deles é o contato pessoal, com um amigo seu, um parente, um conhecido. Nesses casos, você pode começar falando: "Estes dias atrás estava lendo minha Bíblia..." ou usar um método adquirido pelo meu avô, a respeito, um homem muito sábio e de grandes conhecimentos, no qual, a estar  em uma conversa franca (como sempre faz e é) com um amigo ou desconhecido ele derruba propositalmente seu terço, que carrega todos os dias no bolso, a pessoa então, por educação pega e o devolve, é aí que meu avô começa a evangelizar, conta o por quê de carregar o terço no bolso todos os dias, também explica qual é a importância de rezar e frequentar a Igreja Católica e por aí vai. O principal de tudo é ser franco, olhar olhos nos olhos e ter certeza do que você está falando.

Outro método de muita importância é a Catequese, na qual os catequistas evangelizam as crianças desde pequenos, os ensinando a importância de estarmos ali e os ddeveres que um católico tem, os ensinando para serem os próximos evangelizadores. Realço também, a grande importância e dever dos pais de levar a criança a catequese e a acompanhar sua vida espiritual e religiosa, não deixando ela se perder do Caminho de Deus. Lembrando também, que a vida religiosa não acaba na catequese, como muitos pensam, a família, em geral, deve ser católica atuante, indo as missas, rezando o terço etc.

O grupo de jovens também é um método de evangelização, mais dedicado a adolescentes, que passam por problemas e dificuldades, ou querem entender mais sobre Deus e como ser um bom cristão.

A Internet, um meio tão acessível e de grande utilidade, pode servir para evangelizar, através de e-mails, mensagens etc. Ao invés de ficar cuidando da vida dos outros, mechendo em coisas ruins ou usando para fins maldosos, use para evangelizar e transmitir a bondade!


A quem evangelizar?
Surge essa dúvida. Mas a quem eu vou evangelizar? 
Simples: A todas as criaturas da face da Terra. Começando por você, lendo a Bíblia e entendendo-a, não simplesmente passar o olho e achar "maravilhoso"; Frequentando as missas, seguindo os Mandamentos, em geral, sendo um cristão atuante, como já havia dito no inicio.
Depois sua família, pois depois de você, a evangelização deve estar e partir de dentro de sua casa. Convide-a para também ler a Bíblia, rezar um terço, nem que seja no mínimo, uma oração antes das refeições, se sua família só é de ir a Igreja em casamento e olhe lá, convide-a para ir a uma missa ou um culto que terá perto de sua casa.
E por aí vai, vizinho, amigo, parente, colega de trabalho e de escola até mesmo desconhecidos.


Onde evangelizar?
Já sabemos como evangelizar e a quem evangelizar, porém em que lugar devemos evangelizar? Na praça? Na fila de um banco? Em uma roda de amigos? Exatamente! É nesses lugares que devemos anunciar o Evangelho de nosso Senhor. "Ah, mas eu pensei que tínhamos que evangelizar dentro da Igreja" Bem, vejamos: Você está na Igreja, ouvindo o Evangelho, onde tem um Padre á sua frente evangelizando, qual é a necessidade de evangelizar a pessoa do seu lado? Com exceção que ela não entenda a homilia, aí sim. As pessoas que precisam saber do Evangelho, estão em lugares comuns, como lanchonetes, praças e também nas redes sociais; As vezes pode ser um amigo seu que frequenta a Igreja mas não vive o que é vos falado. Esse o ponto onde quero chegar, o que adianta ouvir e não viver? Lembra das três cruzes que você faz antes do Evangelho? Então cada uma tem o seu significado. A que é feita na testa, quer dizer que você quer que Deus de sabedoria para entender o Evangelho, a que é feita na boca, quer dizer que você pede para que saiba evangelizar, e transmitir a Palavra de Deus, e por fim, a que é feita no coração, quer dizer que é para guardarmos no coração e principalmente, vivê-la. Guardem a Palavra no coração, mas não esqueça de EVANGELIZAR!

2 comentários:

  1. SE NESSE MUNDO AS PESSOAS PENSASSEM MAIS EM DEUS O MUNDO NÃO SERIA UM MUNDO COM PESSOAS TÃO PERVERSAS COMO SÃO.MUITAS PESSOAS DEIXAM PARA EVAGELIZAR SEUS FILHOS MAIS TARDE POIS ELES
    AINDA NÃO ENTENDE NADA, SÓ QUE MAIS TARDE ATÉ POR FALTA DE EXEMPLO OS FILHOS JÁ NÃO QUEREM SABER DE DEUS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Extamente! Hoje a maioria dos jovens só pensam em festas, meninas, e acaba esquecendo de Deus! Mas as vezes como você citou os pais não tem esse conhcimento e não sabe repassar para seus filhos.
      Muito Obrigado por comentar. Fique com Deus.

      Excluir